Skip links

Treinamento aeróbico pós-cirurgia de Ligamento Cruzado Anterior

A ruptura do Ligamento Cruzado Anterior é a lesão cirúrgica mais comum em esportes com mudanças frequentes de direção e contato físico frequente entre os atletas, como futebol, basquete, tênis e handebol.

Estes esportes também têm em comum uma alta exigência do ponto de vista cardiovascular. Com a mudança na rotina de exercício, é inevitável que se tenha uma perda na função cardiovascular, mas ela pode ser minimizada por meio de uma rotina de exercícios aeróbicos com atividades bem toleradas pelo ligamento em recuperação, como ciclismo, natação, elíptico e corrida.

 

Bicicleta

A bicicleta é um exercício muito utilizado na reabilitação do joelho e especialmente no pós-operatório da cirurgia de LCA. Ela pode ser iniciada assim que o joelho tiver mobilidade suficiente para isso, o que acontece por volta da terceira semana.

O objetivo inicial é recuperar a mobilidade do joelho, com as atividades sendo feitas sem carga nenhuma, em uma bicicleta ergométrica. À medida que o movimento vai se tornando mais confortável, a distância percorrida e a carga vão sendo gradativamente aumentadas, para expandir a resistência muscular.

Para pedaladas mais intensas com foco em treinamento e recondicionamento cardiovascular, incluindo o uso de bicicleta de rua, é preciso ter um melhor controle neuromuscular e uma deficiência de força não superior a 30%, o que acontece por volta de três meses após a cirurgia.

 

Exercícios aquáticos

Exercícios aquáticos podem ser iniciados assim que os pontos tiverem sido retirados, com a ferida operatória completamente cicatrizada, o que acontece após aproximadamente três semanas.

A natação é uma excelente ferramenta na recuperação, pois trabalha a força e ajuda a preservar a capacidade cardiovascular. Para proteger o LCA, porém, não se deve usar a batida de pernas, mas apenas o tronco e membros superiores. Recomenda-se assim o uso de um flutuador entre as pernas. A batida de perna e o nado de peito devem ser iniciados não antes de oito semanas após a cirurgia.

O deep running é uma excelente forma para manter o condicionamento cardiovascular e recuperar a mobilidade e o padrão de movimento da corrida. Ele pode ser iniciado aproximadamente um mês após a cirurgia.

 

Elíptico

O elíptico é uma ótima maneira de trabalhar a capacidade cardiorrespiratória após uma cirurgia de Ligamento Cruzado Anterior. É um exercício mais próximo da corrida e pode servir para um período de transição, antes de iniciar o treino de corrida propriamente dito.

Por ser uma atividade de baixo impacto em cadeia cinética fechada, o elíptico tolera uma perda de musculatura maior quando comparado com a corrida. Ele pode ser iniciado cerca de oito semanas após a cirurgia.

 

Corrida

A corrida é iniciada aproximadamente três meses após a cirurgia, quando o joelho está desinchado e sem dor, e com a deficiência da musculatura não superior a 30% ao compararmos com o joelho contralateral.

Inicialmente a corrida é feita em um terreno plano e sem irregularidades, alternando períodos de corrida e de caminhada. Como referência, usamos as oito etapas de progressão descritas abaixo:

CAMINHADA CORRIDA REPETIÇÕES
ETAPA 1 5 min 1 min 5
ETAPA 2 4 min 2 min 5
ETAPA 3 3 min 3 min 5
ETAPA 4 2 min 4 min 5
ETAPA 5 1 min 5 min 5
ETAPA 6 2 min 10 min 3
ETAPA 7 2 min 15 min 2
ETAPA 8 2 min 20 min 2

 

A progressão deve ser feita com uma etapa por semana, fazendo com que este protocolo tenha uma duração de ao menos 2 meses. Caso o paciente apresente dor ou edema ao longo deste processo, ele é interrompido e retomado na semana seguinte, na fase anterior àquela que desencadeou os sintomas. Os treinos devem ser feitos com, pelo menos, 48 horas de intervalo entre as sessões.

Você teve uma lesão do Ligamento Cruzado Anterior e gostaria de fazer uma avaliação com o Dr. João Hollanda?

Existem duas formas de se fazer isso:
Consulta presencial no consultório ou Consulta por telemedicina

Agende sua consulta