Skip links

10 Dicas para recuperação do Ligamento Cruzado Anterior

O tratamento da ruptura do Ligamento Cruzado Anterior evoluiu muito nas últimas décadas, fazendo com que cada vez mais atletas retornem ao esporte no mesmo nível competitivo anterior à lesão. Isso não significa que a contusão seja um problema “já resolvido”, mas as expectativas pela recuperação plena também aumentaram. Por outro lado, é comum vermos pacientes desiludidos com o resultado abaixo do esperado.

Ao longo dos 15 anos dedicados à cirurgia do joelho, tive a felicidade de ver pacientes retornando para os Jogos Olímpicos, a Seleção Brasileira de Futebol ou as peladas de fim de semana com amigos, “melhor do que antes da lesão”. Mas tive a infelicidade de ver pacientes “batendo o ponto” no consultório, porque não conseguiam recuperar a qualidade de vida anterior à contusão.

Nos diversos artigos deste site, tentei trazer as informações que considero mais relevantes para os que tiveram a infelicidade de romper o Ligamento Cruzado Anterior possam voltar a sorrir dentro das quatro linhas. Abaixo, tentarei resumir este conteúdo em “10 dicas”. Confira!

 

1.Envolvimento

O paciente tem um papel tão importante quanto o cirurgião para a recuperação do Ligamento Cruzado Anterior. Veja o médico e o fisioterapeuta da mesma forma que você convivia com o treinador e o preparador físico: eles não ganharão um título sozinhos.

Busque na fisioterapia o mesmo prazer que você tinha com o treino, pois o caminho até o retorno esportivo pleno é longo. Se você encarar isso simplesmente como um “sofrimento necessário”, provavelmente não terá forças para vencer.

 

2.Entenda o seu tratamento

Considerando a importância de sua participação ativa no tratamento, posso dizer que uma das principais causas para o insucesso é a falta de conhecimento do paciente sobre o que será feito na cirurgia e no pós-operatório. Se este for o seu caso, sugiro fortemente procurar uma segunda opinião.

 

3.Escolha o momento certo para operar

Adiar indefinidamente a cirurgia do Ligamento Cruzado Anterior aumentará bastante o risco de lesões secundárias que podem comprometer a saúde do seu joelho de forma definitiva. No caso dos que não são atletas profissionais, adiar brevemente o procedimento cirúrgico para ter uma maior dedicação ao tratamento tende a ser uma alternativa razoável.

 

4.Não tenha pressa para a cirurgia

Principalmente, no esporte profissional, é comum que o paciente não queira “perder tempo” e fique desesperado para fazer a cirurgia o mais rápido possível, com a ideia de um retorno esportivo mais precoce. Infelizmente, médicos também tentam acelerar este processo, para não perder o paciente.

Operar o joelho ainda em uma fase de dor, inchaço e limitação funcional dificultará bastante o início da reabilitação e tornará a recuperação mais lenta e dolorosa. Portanto, isso atrasará ainda mais o retorno esportivo pleno.

 

5.Comece a fisioterapia antes da cirurgia

Principalmente no caso de lesões agudas do Ligamento Cruzado Anterior, a fisioterapia pré-cirúrgica ajudará a melhorar a dor, o edema e a limitação de movimento, minimizando a perda de musculatura. Quanto melhor estiver a musculatura antes da cirurgia, maior será a sua reserva para suportar a perda imposta pelo procedimento e melhor será a recuperação pós-operatória.

 

6.Programe sua fisioterapia

O primeiro mês após a cirurgia é o momento mais importante da reabilitação. Idealmente, a fisioterapia deve ser iniciada no dia seguinte à cirurgia, e cada dia de atraso tornará a reabilitação mais difícil. Como regra geral, o paciente que vai bem no primeiro mês continua bem ao longo da recuperação, e aquele que vai mal no início sofre muito mais para recuperar o prejuízo.

Infelizmente, muitos médicos apenas conversam sobre a reabilitação no dia seguinte à cirurgia, dificultando algo que poderia ser resolvido de uma forma muito mais simples e rápida.

 

7.Cuide de sua alimentação

Muitos pacientes com lesão do Ligamento Cruzado Anterior são atleticamente ativos e possuem um alto gasto calórico diário, que despenca após a cirurgia. Caso você mantenha a rotina alimentar, a tendência é ter um rápido ganho de peso, o que dificultará o retorno esportivo quando o joelho estiver pronto para isso. Para evitar esse problema, procure o auxílio de um nutricionista.

 

8.Cuide da sua preparação física

O condicionamento cardiovascular é fundamental para muitos dos esportes de risco para a lesão do Ligamento Cruzado Anterior, especialmente o futebol. Muitos pacientes e fisioterapeutas se preocupam exclusivamente com o joelho.

Contudo,  no momento de retornar ao futebol, o paciente simplesmente não tem fôlego para suportar a rotina de treinos e competições. Incluir um preparador físico no tratamento, principalmente após o terceiro mês de pós-operatório, costuma ser uma boa estratégia.

 

9.Cuidado com o retorno esportivo

A falha do ligamento recém-operado é muito comum em pessoas que voltam para esportes de risco sem estarem prontas para isso. Independentemente do tempo decorrido desde a cirurgia, o retorno esportivo deve ser guiado por critérios objetivos claros, incluindo escores subjetivos, testes de força e testes funcionais, como os testes de saltos unipodais. Caso isso não tenha sido solicitado, procure uma clínica especializada.

10.Faça um retorno gradativo ao esporte

A fadiga é uma das principais causas de lesão do Ligamento Cruzado Anterior, tanto que a maior parte das contusões acontecem justamente nos minutos finais dos jogos ou treinos.

O retorno ao esporte será sempre um momento de risco e uma das formas de minimizá-lo voltando gradativamente. No primeiro dia, jogue 15 minutos, depois dispute um tempo inteiro e só depois volte para um jogo completo.

Você teve uma lesão do Ligamento Cruzado Anterior e gostaria de fazer uma avaliação com o Dr. João Hollanda?

Existem duas formas de se fazer isso:
Consulta presencial no consultório ou Consulta por telemedicina

Agende sua consulta